PREFEITURA DE TATUÍ INAUGURA ACADEMIA DA SAÚDE NO JARDIM SANTA RITA DE CÁSSIA

Na última sexta-feira (06/09), a Prefeitura de Tatuí, por meio de um convênio com o Ministério da Saúde, inaugurou a Academia da Saúde “Júlio Inácio Villa Nova”, da Estratégia Saúde da Família (ESF) no Jardim Santa Rita de Cássia.

A Academia da Saúde contará com o trabalho do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), onde serão realizadas atividades físicas com uma educadora física; acupuntura com duas enfermeiras; avaliação de saúde e acompanhamento nutricional com uma nutricionista; e grupos educativos de gestantes e do Programa Hiperdia.

Por meio da Lei Municipal nº 5.362, de 27 de junho de 2019, sancionada pela prefeita Maria José Vieira de Camargo, a Academia da Saúde da Estratégia Saúde da Família recebeu o nome de “Júlio Inácio Villa Nova”, que foi ex-vice-prefeito de Tatuí, ex-vereador e também farmacêutico de profissão, pessoa estimada por todos da comunidade tatuiana. A referida lei é de autoria do vereador Alexandre Grandino Teles, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

Na ocasião esteve presente a família do homenageado: sua esposa Maria Eloísa Simões Vila Nova, seus filhos Juliana Maria Vila Nova Grando, Flávio Inácio Vila Nova e Flaviana Maria Vila Nova Lisboa; seus netos Isadora, Leonardo e Arthur; os genros Fioravante Iazeti Grando e Leandro Antunes Lisboa; os irmãos Antônio Geraldo Villa Nova e Ana Maria Villa Nova Simão; o sobrinho Ari Villa Nova Neto, e amigos. O professor Hélio Loretti, companheiro de Júlio Villa Nova no Lions Clube de Tatuí, fez uma apresentação do currículo do homenageado, e a filha Juliana Maria Vila Nova Grando, emocionada, agradeceu a homenagem ao seu pai.

A prefeita Maria José Vieira de Camargo destacou em seu discurso que a Academia da Saúde representou um investimento de 139 mil reais, através de um convênio da Prefeitura de Tatuí com o Ministério da Saúde. “Ela vai acrescentar qualidade de vida às atividades já realizadas pela Unidade de Estratégia Saúde da Família do Jardim Santa Rita de Cássia. É mais um equipamento público que estamos resgatando, já que a obra aqui estava paralisada, abandonada, quando assumimos a administração em 2017”, completou. Ela ressaltou, também, a importância do patrono deste novo espaço público, que foi um cidadão que se dedicou à Saúde, ao trabalho religioso, ao voluntariado, trabalhou por Tatuí e sua gente, não apenas no Ensino Técnico, mas também nas funções públicas que exerceu com retidão.

A solenidade de inauguração contou com a presença, também, da secretária municipal de Saúde enfermeira Tirza Luiza de Melo Meira Martins, do presidente da Câmara, vereador Antônio Marcos de Abreu, dos vereadores Alexandre Grandino Teles, Jairo Martins (Pepinho), José Carlos Ventura (Zé Carlos do Campinho) e João Éder Alves Miguel, do chefe de gabinete Christian Pereira de Camargo, e dos secretários municipais Renato Pereira de Camargo (Negócios Jurídicos), Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude), Marco Luís Rezende (Obras e Infraestrutura), Célio José Valdrighi (Agricultura e Meio Ambiente), José Roberto Xavier da Silva (Segurança Pública e Mobilidade Urbana) e Alessandro Bosso (Trabalho e Desenvolvimento Social).

Júlio Inácio Villa Nova – Júlio construiu uma vida que deixou um importante legado. Dirigiu, por longos anos, a Farmácia Nova, fundada pelo seu avô, “seu Inácio”. Foram mais de 60 anos produzindo a base dos medicamentos até que as primeiras indústrias começassem a fabricar essas matérias-primas. Em meio à rotina da farmácia, Júlio cresceu ajudando o avô e divertindo-se com os primos que vinham de São Paulo nas férias.

A escolha pela farmácia parecia estar no sangue de Júlio e, após passar a infância ajudando o avô, foi para São Paulo, de onde só voltou após concluir o curso de Farmácia na Universidade de São Paulo (USP). No ano de sua formatura, em 1963, seu avô faleceu e deixou quatro filhos, sendo três farmacêuticos, além do Senhor Ary, oficial de farmácia e seu pai.

A partir de então, Júlio assumiu a responsabilidade técnica da Farmácia e deu início a uma trajetória vitoriosa. Casou-se com a professora Maria Eloisa Simões Vila Nova e teve quatro filhos: Júlio, Flávio, Juliana e Flaviana. Com o trabalho superou a dor da perda do filho Júlio em um acidente e criou os outros três. Hoje, um é arquiteto e duas são farmacêuticas.

Assim como o avô, Júlio virou referência na cidade e passou a dar aulas de Biologia na ETEC “Sales Gomes”, paixão que durou 31 anos e só foi interrompida pela carreira política. Foi vice-prefeito de Tatuí – na gestão do professor Paulinho Ribeiro -, secretário de Saúde – na gestão do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo – e três vezes vereador.

Em Tatuí, presidiu o antigo Alvorada Clube, no período da construção. Foi um dos fundadores do Movimento Familiar Cristão (MFC) e fez parte do grupo de ministros da Eucaristia da Igreja Nossa Senhora da Conceição.

No Lions Clube, foi Leão 100% e recebeu a comenda “Melvin Jones”, considerada de alto reconhecimento pelos trabalhos leonísticos. Também presidiu o clube na gestão 1966-1967.

Em 2005, ano do centenário da Pharmacia Nova, Júlio Inácio organizou uma exposição de fotos e peças antigas em um clube da cidade e fez questão de conhecer a cidade do avô em Palmeira dos Índios, em Alagoas. Faleceu no dia 27 de maio de 2016.

FOTO: Família Villa Nova no descerramento da placa inaugural da Academia da Saúde do Jardim Santa Rita de Cássia.