Tietê confirma primeiro caso de infecção por mpox
De acordo com a prefeitura, paciente está em isolamento na casa.
A cidade de Tietê, no interior de São Paulo, registrou recentemente seu primeiro caso confirmado de mpox. O paciente, um homem cuja idade não foi divulgada, teve o diagnóstico confirmado na última quinta-feira, ressaltando a necessidade de atenção no monitoramento e controle de doenças infecciosas na região.
A Prefeitura Municipal de Tietê (SP) confirmou o primeiro caso de mpox na cidade.
Mpox (anteriormente denominada monkeypox ou varíola dos macacos) é uma doença infecciosa causada pelo mpox vírus que afeta seres humanos e outros animais. Os sintomas iniciais são febre, dores de cabeça, dores musculares, aumento de volume dos gânglios linfáticos e fadiga. Posteriormente formam-se erupções cutâneas, que começam por ser vermelhas e planas e mais tarde se convertem em bolhas com pus e crostas. O intervalo de tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas é de cerca de 10 dias. A duração dos sintomas é geralmente de duas a quatro semanas.
O vírus da mpox é um do género ortopoxvírus. A doença pode ser transmitida durante o manuseio de carne de animais selvagens, por uma mordedura de animal, por fluidos corporais, por objetos contaminados ou pelo contacto próximo com uma pessoa infetada.
Esse é o primeiro caso registrado da doença na cidade, o paciente foi notificado do diagnóstico em novembro, informou a prefeitura.