A babá que aprendeu a ler sozinha e hoje faz faculdade de pedagogia

Todos os anos, cerca de 280 mil pessoas se matriculam na graduação em pedagogia no Brasil. Em 2019, uma delas é Maria das Neves, uma babá de 55 anos que só começou a estudar aos 45 e, no mês passado, finalmente conquistou o sonho de concluir o ensino médio. Agora, ela traça um novo plano, que ainda não está totalmente definido: ou trabalhará como professora do ensino infantil, ou com o ensino de jovens e adultos (EJA), onde poderá servir de inspiração.

“Eu tinha um sonho de entrar na escola e estudar, mas chegar à faculdade era um sonho grande demais pra mim. Eu achava que era impossível”, disse Maria das Neves ao G1, dias antes de começar o curso de pedagogia.

No caso de Maria das Neves, que em 2019 virou caloura universitária do curso de pedagogia na FMU, em São Paulo, a trajetória até o ingresso no ensino superior levou dez anos e passou por diversos percalços, incluindo quatro tentativas de conseguir o certificado por meio do Enem. No entanto, ela contou com dois recursos que, segundo os dados mais recentes, estão cada vez mais escassos: tempo livre para estudar e um curso para jovens e adultos perto de casa ou do trabalho.