A qualidade do sono impacta na produtividade dos estudos

A qualidade de sono está diretamente ligada à capacidade produtiva no ambiente escolar e acadêmico. Pessoas que enfrentam problemas crônicos de sono, como a insônia, têm mais dificuldade de concentração e tomada de decisões; além de ter níveis limitados de energia durante o dia a dia. Isso pode reduzir a eficiência no trabalho e aumentar consideravelmente o nível de estresse.

O sono desempenha um papel fundamental na promoção da nossa saúde física e mental, na medida em que dormir possibilita ao nosso corpo descansar e recuperar as energias para o dia seguinte, do contrário o nosso organismo tende a apresentar sinais de cansaço, falta de concentração, irritabilidade e estresse, acarretando em uma baixa produtividade nas nossas atividades diárias.

Uma noite mal dormida é um dos primeiros indícios que a saúde mental precisa de mais atenção. Um estudo publicado em 2022, pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América (EUA), indica que uma boa noite de sono ajuda na recuperação dos sistemas imunológico, neurológico, esquelético e muscular do corpo humano.

O sono, dessa forma, está diretamente ligado à nossa capacidade de sermos produtivos, especialmente nos estudos.

Entenda mais sobre essa relação.


Disposição e Concentração

Um sono de qualidade proporciona fixar melhor os conteúdos estudados no dia anterior, assim como nos deixa mais concentrado e disposto para as aulas do dia seguinte, reduzindo os níveis de estresse, ansiedade e outros distúrbios emocionais.


Memória

O sono REM, que é o último ciclo do sono, em que a atividade cerebral é similar ao estado de acordado, tem uma função determinante para as nossas memórias, sendo capaz de processar todas as memórias importantes, gravando conteúdos que precisam ser assimilados.

Quando sofremos de fadiga mental, relacionada a noites de sono sem qualidade, a nossa memória costuma falhar, prejudicando a nossa concentração nos estudos.


Conhecimento

O sono cria conexões entre as informações que temos nos nossos cérebros e que não são tão óbvias quando estamos acordados.

Isso se deve a mais uma função do sono REM, que auxilia na organização dos conteúdos que estudamos e inspiram a nossa criatividade, permitindo solucionar problemas que pareciam difíceis.

Rotina de Estudos

Estabelecer uma rotina de estudos que se adeque ao ritmo do nosso corpo, ao nosso perfil biológico, nos faz compreender qual o horário do dia em que somos mais produtivos.

Muitas pessoas produzem mais quando estudam logo pela manhã, enquanto outras rendem mais à tarde ou à noite.

O ideal é habitua sua rotina e dedicar as horas necessárias de sono no sentido de explorar os momentos em que você se sente mais produtivo.

Segue algumas para fazer do seu sono um momento mais agradável e calmo.

Fique longe das telas

A luz azul emitida pelas telas acaba por despertar ainda mais o cérebro, e o excesso de informação que é recebida no momento de dormir compromete o descanso, gerando sobrecarga mental. O ideal é ficar longe das telas pelo menos 30 minutos antes de ir para cama.

Alimentação saudável e leve durante à noite

Ingerir alimentos em grande quantidade na parte da noite pode prejudicar consideravelmente o sono, já que o seu corpo estará mais concentrado em fazer a digestão e irá demorar mais tempo para entrar em estado de relaxamento. Frituras, alimentos gordurosos e doces são os principais alimentos que devem ser evitados antes de dormir.

As bebidas também podem comprometer o sono; bebidas com alto teor de cafeína (como o café e o chá mate) também influenciam.

Crie uma rotina noturna de relaxamento

Mesmo com todas as preocupações ao longo do dia, uma boa noite de sono requer tranquilidade e relaxamento para o corpo e a mente. Tomar um banho quente, alongar-se antes de deitar e tomar chá quente. Além disso, manter um horário fixo para dormir e acordar pode naturalmente influenciar o relógio biológico a manter-se na rotina.

Invista em um ambiente agradável.

A aquisição de um colchão e travesseiro confortáveis, bem como, utilizar lençóis e roupas confortáveis para dormir também são ótimas pedidas.

Manter o quarto limpo e organizado, por exemplo, traz uma sensação de paz, tornando-se mais convidativo para o sono.

Escolher cuidadosamente a decoração do ambiente também influencia na qualidade do sono.