CRÍTICA – O Preço da Verdade (2019)

O Preço da Verdade (Dark Waters) – USA, 2019 – Direção: Todd Haynes

O filme conta a história chocante e heróica de um advogado (Mark Ruffalo) que arrisca sua carreira e família para descobrir um sombrio segredo escondido por uma das maiores empresas do mundo e levar justiça a uma comunidade perigosamente exposta por décadas a produtos químicos mortais. O advogado de defesa ambiental corporativo Rob Bilott (indicado ao Oscar® Mark Ruffalo) acaba de firmar uma parceria em seu prestigiado escritório de advocacia em Cincinnati, em grande parte pelo seu trabalho por defender grandes empresas do setor químico.

O drama conta uma história real e chocante, sobre a investigação e julgamento que acompanha o trabalho heroico, de 20 anos, do advogado Robert Bilott,

O advogado arrisca sua carreira e família para descobrir um sombrio segredo escondido por uma das maiores empresas do mundo e levar justiça a uma comunidade perigosamente exposta por décadas a produtos químicos mortais.

Sua luta para levar aos tribunais os crimes ambientais da DuPont envolvendo a criação do Teflon é incansável e até obsessiva.

Robert (Mark Ruffalo) trabalha defendendo grandes empresas químicas. Após um fazendeiro de sua cidade local (e que conhecia sua avó), fazer a ele uma denúncia, o advogado descobre que uma das principais companhias que ele defende está despejando produtos químicos na água e matando o gado da região. Ao decidir investigar, ele descobre que pode ser muito mais grave e todos podem estar sendo contaminados há anos. 

Uma história chocante que nos deixa preocupados sobre um suposto envenenamento causando várias doenças em muitas pessoas no mundo todo que usam o teflon.

O grande conflito de Rob, decerto, se passa em sua cabeça. Motivado por uma espécie de dívida moral com a cidade que lhe serviu de lar, ele precisa usar seu conhecimento sob os meandros das práticas ruins das empresas que sempre defendeu. A ética como virtude, é posta a prova por um advogado que não está ali apenas para buscar indenizações pelas vítimas da indústria química. 

Um longa que mostra o desejo humano por justiça, a empatia pelo próximo, a preocupação com a vida humana, a resiliência perante as dificuldades, juntamente com a perseverança naquilo que se acredita ser certo, como a burocracia e os atrasos do sistema judiciário que ocorrem também em países desenvolvidos e ainda como grandes empresas usam o poder econômico para driblar o sistema e nos fazer de cobaias de suas loucuras. 

Não há como não sermos empáticos, e nos vermos reagindo emocionalmente ao tema, até porque também nos diz respeito (no final você entenderá o porquê)  acessando esses personagens e seus dramas. Isso torna “O Preço da Verdade” potente e um documento com raro efeito para a humanidade.

Imperdível