Mercado de trabalho: novas oportunidades até 2030

Relatório do Fórum Econômico Mundial aponta 170 milhões de empregos, exigindo novas habilidades.

O mundo enfrenta grandes transformações no mercado de trabalho, impulsionadas pela evolução tecnológica. Educadores e escolas têm o desafio de preparar os estudantes para profissões que se modificam rapidamente. A quinta edição do relatório “Futuro do Trabalho” do Fórum Econômico Mundial prevê 170 milhões de novos postos de trabalho até 2030, com destaque para áreas como Inteligência Artificial (IA), Big DataMachine Learning cibersegurança.

A pesquisa também indica que 56% dos funcionários precisarão de habilidades tecnológicas nos próximos cinco anos. Nesse cenário, instituições de ensino devem usar ferramentas e disciplinas inovadoras, como o Mundo Computacional, que une conceitos e técnicas da Ciência da Computação. Daniel Freitas, assessor pedagógico da Mind Makers, enfatiza que “em um mundo cada vez mais digital, as habilidades no Mundo Computacional são altamente valorizadas em diversas carreiras.”

Freitas sugere como essa abordagem prepara os alunos para o futuro:

O incentivo ao desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro: Estudantes inseridos no Mundo Computacional desenvolvem criatividade, resolução de problemas interdisciplinares, pensamento crítico, liderança e persistência.

Estimular o julgamento lógico e a resolução de problemas: O entendimento dos fundamentos da Ciência da Computação fomenta o pensamento crítico e analítico. Um ambiente escolar acolhedor também permite que a criança foque em atividades, explore ideias e melhore a resolução de problemas sem estresse ou ansiedade.

Conhecer o uso de tecnologias no cotidiano escolar: Saber trabalhar com tecnologia é fundamental para o sucesso profissional. Integrar recursos tecnológicos na educação, como a IA, torna a gestão escolar mais eficiente, eleva a qualidade do ensino e aproxima a escola da vivência dos estudantes.

Usar Inteligência Artificial como ferramenta: A IA é uma ferramenta essencial no ensino, oferecendo vantagens a educadores e alunos ao identificar desafios e permitir um planejamento mais eficaz.

Criar um ambiente propício para a autonomia nos alunos: A tecnologia educacional, aliada aos educadores, enriquece as práticas pedagógicas com abordagens dinâmicas, fortalecendo estratégias e ampliando a eficácia do processo educativo.

Fonte: Mira Comunicação