Morrre Rita Lee, a rainha do rock nacional

Morreu nesta terça feira 9, em sua casa em São Paulo, a cantora, compositora, escritora e ativista Rita Lee, que lutava contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2021.

O anúncio da morte foi feito no perfil do Instagram da cantora. 

O velório ocorrerá nesta quarta-feira, 10, no Planetário do Parque Ibirapuera, e será aberto ao público das 10h às 17h, e por vontade da cantora o corpo será cremado em cerimônia privada.

Rita escreveu um livro onde relatava as lutas que viveu contra o câncer em um livro inédito chamado “Rita Lee: Outra Autobiografia”, previsto para lançar neste mês de maio. 

A cantora trilhou um caminho musical de sucesso e era considerada o maior nome feminino do rock nacional,  a rainha do rock.

Iniciou a carreira musical no início da década de 1960 com a banda Os Mutantes, ao lado de Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, grupo que foi o precursor do rock psicodélico e experimental no Brasil. Rita fez parte da banda por 6 anos (1966 a 1972) e gravou 6 álbuns. 


Em 1973 formou a banda Rita Lee & Tutti-Frutti, onde permaneceu por 5 anos.
A partir de 1979, ela começou na carreira solo em parceria com o marido Roberto de Carvalho, e escreveu e gravou canções que ficaram marcadas no pop-rock nacional com grande sucesso.

A cantora foi a 1ª mulher a vender 55 milhões de discos, ela era uma roqueira popular antes e depois de o gênero se tornar um fenômeno comercial no Brasil em meados dos anos 80. 

Em 2001, RIta Lee ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa com “3001”e teve mais cinco indicações ao prêmio.

Em 2022 ganhou o prêmio de Excelência Musical pelo conjunto da obra.

Em 2012, ela anunciou a aposentadoria, deixaria de fazer shows por causa da fragilidade física. “Me aposento dos shows, mas da música nunca” anunciou ela em suas redes.

Seu último álbum de canções inéditas em estúdio saiu em abril de 2012. “Reza” era, então, seu primeiro trabalho de inéditas em nove anos.

Ao todo foram 40 álbuns, sendo 6 com Os Mutantes e 34 na carreira solo.

Rita Lee era casada com o guitarrista Roberto de Carvalho desde 1976, que a acompanhava em apresentações. Rita e Roberto tiveram 3 filhos: Antônio, João e Beto, que também se tornou guitarrista e acompanhava os pais nos shows.