“Operação Casa Limpa” do Ipem-SP detecta erros em 43% dos produtos de limpeza examinados em laboratório
Fiscais encontraram erros na quantidade de produtos, entre eles, esponja de aço, limpador multiuso, lustra móveis, sacos para lixo, sabão em barra, entre outros
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, realizou a Operação Casa Limpa em produtos de limpeza pré-medidos, aqueles embalados e pesados sem a presença do consumidor, na quinta-feira, 21 de julho. Foram encontrados erros em 10 (43%) dos 23 produtos de limpeza examinados em laboratório.
Os exames foram feitos nos laboratórios do Ipem-SP na capital, Bauru, Campinas e São Carlos.
Os fiscais encontraram irregularidades em álcool etílico, amaciante de roupas, desinfetante, esponja de aço, limpador multiuso, lava-roupas, lustra móveis, óleo de eucalipto, pedra sanitária, sacos para lixo, sabão em barra, sabão em pasta e sanitizante para tecidos e roupas.
Confira anexo a tabela com as irregularidades.
Em 2021, foram encontrados erros em 6 (33%) dos 18 produtos de limpeza examinados em laboratórios do Ipem-SP.
As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br
Fonte/ Assessoria de Imprensa Ipem SP