Readaptação das crianças ao ambiente escolar na volta às aulas
por Lucas do Liceu
O início do ano letivo se aproxima e com ele muitas expectativas, o período de volta às aulas é um momento de novos desafios e oportunidades. Com a chegada do novo ano letivo a expectativa de alunos e responsáveis é grande. Mesmo quando não há mudança de escola, a mudança de professores, do espaço físico (sala de aula) e de alguns amigos é suficiente para gerar insegurança.
Os sentimentos dos estudantes alternam-se entre euforia e entusiasmo por rever amigos e professores e, ao mesmo tempo, medo de não ser aceito ou de “não dar conta” desta nova etapa.
A retomada marca um novo ciclo de aprendizagem e adaptação, principalmente para o Ensino Médio que se adequa às novas diretrizes curriculares, onde o educando assume o protagonismo da sua própria aprendizagem, definindo suas preferências e, assim, assumindo sua trilha do conhecimento, amparado pelos professores.
Além de gerar expectativa, o período de volta às aulas, como todo recomeço, é uma excelente oportunidade para criar novos hábitos, superar dificuldades e modificar o que não foi positivo no ano anterior.
É importante que os pais demonstrem confiança e apoiem seus filhos nesta fase, conversar com eles também é fundamental. É bom ficar atento, se a ansiedade natural do 1º dia tornar-se um sofrimento para a criança deve-se procurar a escola. Se a criança está mudando de escola, a atenção deve ser redobrada.
Com esse cenário à vista, é importante que estudantes e responsáveis se preparem com antecedência para a transição das férias ao retorno escolar.
Reunimos algumas dicas para a volta às aulas.
Mude a rotina aos poucos
A adaptação a uma nova rotina é essencial e, com isso em mente, não tente mudar tudo de uma só vez.
Comece aos poucos, ajustando os horários de sono e refeições gradativamente alguns dias antes de as aulas começarem. Essa movimentação ajuda a minimizar o choque da mudança repentina e faz com que crianças e adolescentes se adaptem mais facilmente.
Ter uma rotina organizada pode auxiliar na criação de bons hábitos, na potencialização do desempenho acadêmico/profissional, no aumento da produtividade, em manter o foco nas prioridades e também na diminuição dos níveis de ansiedade e estresse.
Converse sobre medos e inseguranças
É normal que as crianças e adolescentes tenham medo e inseguranças nesse período. Eles podem estar preocupados com a nova carga de conteúdos, os novos professores e colegas de sala. Converse, deixe o canal de diálogo aberto fortalecendo assim a confiança entre vocês e aumentando a segurança deles.
Não ofereça recompensas
Evite associar o retorno à escola com recompensas materiais – essa prática pode criar uma relação de condicionalidade entre a frequência e os “benefícios” oferecidos, as crianças e adolescentes precisam compreender a relevância do ambiente escolar para as suas formações. Logo, incentivar a motivação intrínseca e destacar a importância do aprendizado são os melhores caminhos a serem seguidos.
Ajude na organização
Organizar com a criança um local próprio para estudar em casa. O material deve estar à mão: revistas, livros, dicionário, tesoura, cola, lápis de cor, etc. Estabelecer horários para tarefas de casa, televisão, computador e organizar um quadro de horários com as atividades semanais e afixá-lo em local visível.
Respeito e empatia no retorno
É necessário fortalecer o exercício do respeito e da empatia neste retorno. Com consideração ao espaço do outro e consciência do impacto que a atitude de um indivíduo tem na vida de todos. É preciso respeitar as opiniões e os espaços e divergir sem ofender.
O processo envolve diálogo, compreensão e paciência com as criança e adolescentes.
Lucas do Liceu é Gestor Educacional, CEO do Grupo Liceu e Vereador em Itaquaquecetuba