Secretaria de Cultura e DNIT vão atualizar acervo do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana

A Prefeitura de Sorocaba, representada pelo secretário de Cultura (Secult), Luiz Antonio Zamuner, recebeu, nesta quinta-feira (12), no Chalé Francês, o representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Arnaldo Bernardo, para tratar da atualização do acervo do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS).

“O objetivo do encontro foi tratar a atualização que a Secretaria de Cultura fará, com um relatório de todas as peças que fazem parte do importante acervo do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, como parte das ações de restauro do prédio histórico, que faz parte do complexo ferroviário no município, um dos maiores do País, feito em parceria com o Governo Federal”, explica o secretário Luiz Antonio Zamuner.

Localizado no Jardim Maylasky, o MEFS abriga um rico acervo constituído por pinturas, fotografias, mapas e objetos, que relembram a história da Estrada de Ferro Sorocabana, inaugurada em 1875, por intermédio de Luís Mateus Maylasky que, com a parceria de outros empresários da cidade, percebeu a necessidade do transporte ferroviário para os negócios da época. A linha férrea exerceu um papel importante para a história e o desenvolvimento econômico de Sorocaba e do Brasil, principalmente entre o fim do século XIX e o início do XX.

Participaram, também, da reunião com o representante da autarquia federal, o gestor de Planejamento e Execução, Andrei Gonsales Antonelli. o chefe de Divisão de Patrimônio Cultural e Histórico, André Mascarenhas, a chefe de Seção de Acervo Histórico, Tamiris Rodrigues, e a museóloga Daniella Moreira, todos servidores da Secretaria de Cultura de Sorocaba.

A Secult está localizada na Casa 52, no Jardim Maylasky, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170 ou pelo e-mail: secult@sorocaba.sp.gov.br.

Foto: Secult/Divulgação

Fonte: Assessoria de Imprensa