Atletas se destacam  nos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros e batem recordes

Aconteceu, entre os dias 22 e 31 de julho de 2022, em Rotterdam/Holanda, a 19ª edição do World Police and Fire Games (WPFG), evento bienal,  aberto aos integrantes das polícias e bombeiros de vários países em diversas modalidades esportivas.

A Cerimônia de Abertura aconteceu no estádio do clube de futebol holandês Feyenoord, De Kuip, com 5500 atletas.

Os jogos são considerados o segundo maior evento do mundo em número de participantes, ficando atrás, apenas, dos Jogos Olímpicos. 

Destaque para os atletas Patrícia Cândido e Marco Aurélio Santos que se destacaram nos Jogos, colocando a bandeira brasileira no alto do pódio.

No primeiro dia de competição (23), Patrícia Cândido, atleta do Powerlifting que tem um histórico extenso de vitórias, pertencente a Guarda Civil Municipal de São Caetano do Sul-SP, competiu na modalidade Bench Press – Supino conquistando a medalha de ouro e o recorde da competição ao levantar 110kg.

Três dias depois, Patrícia subiu ao lugar mais alto do pódio novamente, arrebatando o ouro competindo na modalidade Push Pull, combinação do Bench Press (Supino) e o Deadlifting (Levantamento Terra), quebrando o recorde Mundial no Deadlifting ao realizar o levantamento em sua primeira pedida com 180kg e ao realizar 190kg na sequencia quebrou o próprio recorde.

Anteriormente, no World Police and Fire Games de 2015, que aconteceu na Virgínia/EUA, Patrícia conquistou seu primeiro título mundial com o 1º lugar no Supino – Bench Press e o 1º lugar no Levantamento Terra – Deadlifting. 

Em 2017 no “World Police and Fire Games” de Los Angeles/EUA a atleta repetiu o feito conquistando o ouro na modalidade  Bench Press e ouro na modalidade Push Pull.

Destaque também ao atleta de Luta de Braço, Marco Aurélio Santos que competiu na modalidade Luta de Braço  no dia 30 conquistando duas medalhas de prata, uma no braço esquerdo e outra no braço direito, tendo no pódio Eslováquia (medalha ouro), Brasil (prata) e Alemanha (bronze).

Marco Aurêlio, que parte faz parte da Guarda Civil Municipal  de Santo André/SP, foi campeão (braço direito e esquerdo) do ZT Armwrestling League, em 2019, maior campeonato dessa modalidade na América Latina e ainda foi campeão Latino-americano em 2019 (braço direito) e em 2021 (braço direito e esquerdo), sendo atualmente bicampeão pelos Jogos Latino Americanos de Policiais e Bombeiros.

Mauricio Freire, Delegado da Policia Civil, Membro da Equipe BR de Tiro e dirigente dos Jogos Latino Americano de Policiais e Bombeiros há 8 anos, ressalta a dedicação, a disciplina e o foco dos atletas das forças de segurança e combate ao fogo, parabeniza a dedicação e as premiações alcançadas por Patrícia Cândido e Marco Aurélio e lembra que os Jogos Latino Americanos de Policiais e Bombeiros acontecerá em outubro, na cidade de Juan Guanajuato no México.