Cidade de Tietê sofre reflexo da grande chuva que atingiu o Estado de SP
Nesta terça feira(11)a cidade de Tietê sofreu um caos
As águas do rio tiete que vem da capital e passa por variais cidades do interior subiu de nível atingindo varias cidades do interior de SP
Até a manhã desta quinta-feira, 13 de fevereiro, as águas recuaram cerca de 40 centímetros da média de 8 metros subidos nos últimos dias. Como o esperado, o recuo teve início 12 horas após a vazão começar a diminuir no município de Salto.
Apesar do recuo, ainda há pontos de alagamento onde o trânsito se encontra interditado como a Av. Fernando Costa (Beira Rio), a Rua Santa Cruz (trecho da ponte que dá acesso ao centro), entre outras ruas de bairros como São Pedro, Seis Irmãos, Barra Funda e COHAB.
Além dos pontos alagamento, foram registradas avarias em pontes da zona rural, buracos na malha asfáltica do centro da cidade, quedas de árvores e desbarrancamentos nas margens do córrego que corta o bairro Seis Irmãos.
Até o momento três famílias seguem desabrigadas, provisoriamente instaladas no barracão da Igreja Santa Cruz, na rua de mesmo nome. As famílias recebem auxílio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Defesa Civil. Munícipes também podem auxiliar as famílias com doações. No momento, os itens de maior necessidade são produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, talheres e panelas. Mais informações sobre a doação através do telefone (15) 3282-5630.
As avarias começam a ser melhor avaliadas com a descida do nível de vazão. Entre os principais trabalhados a serem realizados estão a vistoria de estradas e pontes, avaliação de solo, avaliação das áreas de risco e serviço de limpeza pública.Segundo a prefeitura ela seguirá prestando auxílio a desabrigados até que a situação seja normalizada.
Apesar dos níveis começarem a baixar, a Defesa Civil ainda orienta os cidadãos a se manterem alerta, sobretudo os residentes próximos ou em área de risco. Em caso de emergência ou abandono de residência a população deve entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil através dos números (15) 3282-5339 ou 199 (atendimento 24 horas)
Foto Celso Lima / Fonte Prefeitura do município de Tietê