CINEMA DE QUINTA – O Pálido Olho Azul (2023)
POESIA: COMO ENCARAR A VIDA E A MORTE
O Pálido Olho Azul (The Pale Blue Eye – EUA, 06 de janeiro de 2023) – Direção: Scott Cooper
Baseado no romance homônimo de Louis Bayard, o enredo é centrado no detetive Augustus Landor (Cristian Bale), retirado de sua quieta aposentadoria em uma cabana, em 1980, viaja para West Point, em Nova York, para investigar uma série de assassinatos assombrosos que colocam em xeque a reputação e a segurança da Academia Militar dos Estados Unidos.
A primeira investigação é a morte e especialmente a mutilação do corpo do morto – um cadete de West Point, que teve extraído o seu coração.
Percebendo que o cadete E. A. Poe (a representação romantizada de Edgar Allan Poe), Autor de clássicos da literatura trevosa como O Corvo e O Gato Preto, tem tino para investigação, pede ajuda para resolver o assassinato no Vale do Hudson, então, desvendar o mistério.
Bale e Melling estão fantásticos em um roteiro engenhoso com muito suspense e mistério, que navega pelo ocultismo.
Augustus Landor uma máquina implacável em busca da verdade, também esconda os próprios demônios.
O longa tem muitas reviravoltas que prendem a atenção o tempo todo. O duelo intelectual e artistico entre ambos os protagonistas é intenso, com diálogos bons sobre o subtexto além do assassinato, que toca nos assuntos caros ao verdadeiro Poe, como encarar a vida e a morte.
O ritmo pode parecer lento e pouco profundo, mas tem um bom roteiro. As reviravoltas do filme e o plot twist do final valem o tempo.
O Pálido Olho Azul está em streaming na Netflix. Gillian Anderson, Lucy Boynton e Robert DuVall completam o elenco.
⭐️⭐️⭐️