De acordo com pesquisa realizada pela APAS, 70% dos brasileiros preferem o self-checkout

Conforme a última pesquisa realizada pela Associação Paulista dos Supermercados, são em torno de 600 a 800 máquinas operando em todo o País

Em uma realidade onde a tecnologia pode ser uma das soluções para se ter mais tempo, o uso de máquinas de autoatendimento nos supermercados vem sendo cada vez mais comum, é o que afirma a última pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), que constatou que 70% dos clientes brasileiros são a favor dos self-checkouts, conhecidos como caixas de autoatendimento.

Os supermercadistas estão passando por uma revolução tecnológica e o sistema de self-checkout no Brasil já totaliza em torno de 600 a 800 máquinas, que são utilizados com o objetivo de diminuir o número de filas. “A vantagem de ter o autoatendimento na loja são os clientes que gostam de inovação, muitos passam pela primeira vez com medo, mas deixamos sempre um colaborador atento para ajudar e tirar dúvidas. Os self-checkouts são mais utilizados pelos clientes com pouca mercadoria, pois é mais rápido e prático”, conta Renato Gueitolo de Campos, gerente de uma das unidades da Rede Bom Lugar.

À medida que a tecnologia avança, o medo das pessoas é de que ela substitua o trabalho manual, mas o gerente de uma das lojas Rede Bom Lugar afirmou que a inovação acabou dando novas oportunidades aos colaboradores. “Muito pelo contrário, realocamos algumas pessoas para outros setores, dando oportunidades de crescimento”.

A tecnologia, de acordo com Renato, é uma ótima opção para os clientes que buscam privacidade. “Muitos clientes gostam de privacidade na hora de comprar alguns itens e com a tecnologia conseguimos agradar a todos”. O gerente complementa que a rede supermercadista em que trabalha fideliza o cliente com descontos exclusivos. “Para os clientes que gostam de um desconto, no início do autoatendimento, ele coloca o CPF e, se estiver cadastrado no Clube Rede Bom Lugar, além de economizar, concorre a vários prêmios em todas 47 lojas. Caso não esteja cadastrado, é só baixar o aplicativo ou procurar o balcão de atendimento em loja”.

Barbara JF Imprensa