Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Sorocaba contarão com detector de metal na entrada
Unidades escolares já contam com a presença de vigias 24 horas e também terão reforço da ronda escolar, em parceria com a Polícia Militar (PM)
Com objetivo de ampliar a segurança nas escolas municipais, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), implantará detectores de metal na entrada das unidades. A medida foi motivada em caráter preventivo, após o ataque de um estudante adolescente que, resultou na morte de uma professora em uma escola estadual de São Paulo capital, na última segunda-feira (27).
“Situações, como essa, não eram comuns no nosso país. Por isso, nossa primeira ação será implantar detectores de metal nas escolas para evitar que esses ataques aconteçam”, explica o prefeito Rodrigo Manga.
Inicialmente, o projeto, que está em fase de estruturação pela Sedu, contemplará as cinco escolas com Ensino Fundamental anos finais, com alunos de 11 a 14 anos, sendo elas: E.M. “Achilles de Almeida”, E.M. “Flávio de Souza Nogueira”, E.M. “Getúlio Vargas”, E.M. “Leonor Pinto Thomaz” e E.M. “Matheus Maylasky”.
“A ideia é ampliar para as demais unidades com Ensino Fundamental anos iniciais, que contam com crianças de 6 a 10 anos”, adianta o secretário da Educação, Marcio Carrara.
A iniciativa complementa a contratação inédita de vigias 24 horas feita pela atual Administração Municipal em 2021 e ampliada para todas as unidades escolares neste mês de março. Foram contratados mais de 400 novos vigias, totalizando acima de 630 profissionais, que ocupam postos de trabalho, durante 24 horas, por dia, em todas as escolas da rede municipal de ensino. Os profissionais se organizam em turnos de 12 por 36 horas, que somam 24 horas de segurança, por dia.
Ainda, a Prefeitura de Sorocaba fará o reforço da ronda escolar nas unidades de ensino, realizada por meio da chamada “Operação Delegada”. Trata-se de uma ação que permite a atuação de policiais militares (PMs), nos horários livres de escala de trabalho, como agentes do serviço público municipal, sendo remunerados para isso pelo Poder Público local. Em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), esses profissionais atuam na segurança da população e na proteção do patrimônio público.
“São ações realizadas, pela primeira vez, na história da cidade de Sorocaba. Para evitar que qualquer tragédia aconteça, já estamos nos antecipando. Nosso objetivo é trazer uma educação de qualidade, com apoio da tecnologia e dos nossos profissionais de excelência. Só assim, podemos transformar, de maneira positiva, o futuro da nossa cidade”, conclui o chefe do Executivo.
Fonte: Assessoria de Imprensa