Ministério da Justiça e Segurança Pública promove capacitações para aprimorar o atendimento à mulher em situação de violência

Profissionais de segurança pública de Aracaju e Natal serão os primeiros a serem capacitados neste ano. Até o começo de abril, agentes de mais seis localidades pelo país também serão qualificados

Para fortalecer e aprimorar o atendimento de crimes contra mulheres, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) realiza, entre fevereiro e abril, oito edições do curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. Aracaju (SE) e Natal (RN) serão as primeiras cidades a receberem a qualificação, que acontece entre 21 e 25 de fevereiro. 

Policiais civis, militares, bombeiros e guardas municipais das duas localidades passarão pelo curso, que tem a proposta de atualizar os conhecimentos e os procedimentos dos agentes de segurança que já atuam no atendimento especializado à mulher. As aulas são ministradas por especialistas em temas como relações de gênero, legislação, atendimento especializado e direitos humanos. 

Além de Aracaju e Natal, estão confirmadas mais seis edições para profissionais da segurança pública de todo o país. São elas:  

  • Rio Branco (AC) e Palmas (TO): 14 de março a 18 de março 
  • São Luís (MA) e Salvador (BA): 21 de março a 25 de março 
  • São Paulo (SP) e Macapá (AP): 28 de março a 1 de abril 

Essa é a segunda fase de rodadas do curso, que no ano passado qualificou agentes de seis localidades do país. A previsão do MJSP é que mais 320 profissionais de segurança pública sejam capacitados entre fevereiro e abril. Os participantes do curso são indicados pelas respectivas instituições.   

Enfrentamento 

O MJSP, por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), oferece, atualmente, sete cursos na temática de prevenção e enfrentamento à violência praticada contra a mulher, em especial no contexto da violência doméstica e familiar.  

O “Curso Nacional de Capacitação para o Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar” é realizado na modalidade presencial. Na modalidade Ead, são oferecidas outras capacitações, como os Princípios do Atendimento às Mulheres de Violência, Atuação Policial Frente à Grupos Vulneráveis, dentre outros, que podem ser conhecidos no portal.ead.senasp.gov.br. As inscrições de cursos on-line podem ser feitas pelo próprio agente no site. 

Fonte/ Ministério da Justiça e Segurança Pública