O que é o veganismo, e seus benefícios para a saúde e o meio ambiente

O Veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja pela alimentação, pelo vestuário ou de outras formas, assim sendo, os veganos além de não se alimentarem de nenhum produto de origem animal, como carnes, laticínios, ovos e mel, também não utilizam nenhum cosmético com esses ingredientes ou que envolvam testes com animais e não utilizam roupas provenientes de materiais animais, como couro e seda.

O veganismo defende que todos os animais têm direito à vida e que existem outros métodos – muito mais saudáveis – de se alimentar e de se vestir, sem causar sofrimento animal.

Segundo o site Seja Vegano, 70 bilhões de animais são mortos por ano no mundo, para fins de consumo humano. No Brasil, são 193 animais abatidos por segundo, 14,5% dos poluentes lançados na atmosfera todos os anos estão relacionados aos hábitos alimentares dos seres humanos. Estudos também mostram que a indústria de produtos de origem animal gera impactos ao meio ambiente, como a derrubada de largas áreas de mata para criação de pastos, a maior parte dos grãos plantados vira ração para alimentar os animais e não alimento humano.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 2 milhões de pessoas morrem de fome por dia no mundo. Especialistas dizem que, se todo alimento utilizado para fabricar rações fosse direcionado às pessoas, seria possível erradicar a fome mundial.

Benefícios para o meio ambiente

  • Preserva a biodiversidade

Ajuda a reduzir o desmatamento causado pela criação de gado em massa;

  • Previne a escassez de água — usada em abundância no plantio de alimentos pra animais de criação pecuária;
  • Promove melhor distribuição do que é produzido na agricultura, já que boa parte do plantio é voltada pra criação em massa de gado e outros animais pro abate;
  • Previne a poluição da água e reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera, que vem da produção de itens de origem animal;
  • Promove uma reflexão sobre a quantidade de recursos naturais que utilizamos e prega por um consumo mais sustentável.

Manter uma alimentação vegana também traz benefícios à saúde. Trata-se de uma alimentação pobre em gordura e rica em vitaminas, fibras e minerais. Pesquisas mostram que a alimentação sem produtos de origem animal auxiliam no tratamento (e prevenção) de várias doenças graves, como obesidade, hipertensão, câncer e doenças cardiovasculares.

Benefícios para o meio ambiente

Dieta rica em nutriente

A dieta vegana possui todos os nutrientes que o corpo precisa.

As carnes, leites e ovos do seu cardápio podem ser substituídos pelo consumo de alimentos integrais e suas substituições nutritivas ganham a forma de grãos integrais, frutas, legumes, feijões, ervilhas, nozes e sementes.

Estudos relataram que as dietas veganas tendem a fornecer mais fibras, antioxidantes e compostos vegetais benéficos. Eles também parecem ser mais ricos em potássio, magnésio, folato e vitaminas A, C e E.

Previne doenças cardíacas

A dieta vegana possui níveis baixos de colesterol e gorduras saturadas, e como resultado, os riscos de entupimentos de veias e  artérias, que podem causar infarto, são diminuídos. Além disso, ao adotar a alimentação vegetariana, você tende a diminuir o consumo de sódio, que contribui para doenças cardíacas.

Diminui os níveis de açúcar do sangue e melhora a função renal

Os veganos possuem maior sensibilidade à insulina e até 50-78% menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. Estudos relatam que dietas veganas reduzem os níveis de açúcar no sangue em diabéticos mais do que as dietas da Associação Americana de Diabetes (ADA), American Heart Association (AHA) e National Cholesterol Education Program (NCEP).

Além disso, outros estudos relatam que os diabéticos que substituem a carne por proteína vegetal podem reduzir o risco de insuficiência renal e pode ser capaz de fornecer alívio completo dos sintomas de polineuropatia distal sistêmica – uma condição em diabéticos que causa dor aguda e ardente.

Ajuda a diminuir a chance de alguns cânceres

Estudos mostram que comer legumes regularmente pode reduzir o risco de câncer em cerca de 9 a 18%. E ao comer pelo menos sete porções de frutas e vegetais frescos por dia, você pode reduzir o risco de morrer de câncer em até 15%.

Dentre os cânceres que podemos diminuir as chances de risco, temos o câncer de próstata, o câncer de colo e o câncer de mama.

Diminui as dores da artrite

Alguns estudos mostram benefícios de uma dieta vegana para pessoas com diferentes tipos de artrite.

Pacientes relataram diminuição nos sintomas de dor, inchaço nas articulações e rigidez matinal do que aqueles que continuaram com a dieta onívora.

A eliminação do consumo de produtos lácteos em combinação de dieta sem glúten e vegana é ainda mais promissora para melhorar a saúde das pessoas que sofrem de artrite reumatoide.

Condicionamento físico

Uma dieta vegana pode ser aliada para manter seu corpo mais forte e energético.

A alimentação a base de plantas elimina a maioria dos alimentos não saudáveis ​​que tendem a causar problemas de peso, auxiliando no emagrecimento.

Além da perda de peso, a dieta plant base adiciona mais energia para atividades físicas.

O Ministério da Saúde reconhece que a alimentação sem produtos de origem animal — vegetariana e vegana — é saudável e possível. Porém, frisa a importância de fazer a transição com o acompanhamento de um nutricionista que vai conseguir encontrar a quantidade correta de alimentos pra suprir suas necessidades nutricionais diárias.