SECRETARIA DA JUSTIÇA PROMOVE WEBINÁRIO

SECRETARIA DA JUSTIÇA PROMOVE WEBINÁRIO SOBRE LIBERDADE RELIGIOSA NESTA TERÇA-FEIRA (25)

 

Em celebração ao Dia Estadual da Liberdade Religiosa, comemorado em 25 de maio, a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Fórum Inter-Religioso Para um Cultua de Paz e Liberdade de Crença, em parceria com a Cidade Mil da UNESCO Media and Information Literacy promoverá na terça-feira (25), o Webinário “Diálogos sobre Liberdade Religiosa à luz do Fórum Inter-religioso da Secretaria da Justiça e Cidadania e da perspectiva Cidades Mil Alliance de UNESCO”. 

O encontro virtual ocorrerá das 11h às 17h com transmissão via Youtube e Facebook da Secretaria da Justiça. Para participar, basta acessar @JusticaSP 

“Na Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, com apoio do governador João Doria, trabalhamos intensamente para assegurar o direito dos cidadãos de professar a sua fé e o seu credo. Estamos combatendo a discriminação religiosa no Estado de São Paulo e punimos administrativamente esses atos discriminatórios. Para diminuirmos esse tipo de implicância, estamos disseminando a cultura de paz por meio de palestras e capacitações para toda a sociedade”, ressalta Fernando José da Costa, secretário da Justiça e Cidadania. 

O evento tem como finalidade celebrar os avanços e abordar os desafios a serem enfrentados na defesa, proteção, e promoção da liberdade religiosa no estado de São Paulo. Os objetivos do Fórum se unem aos propósitos das Cidade Mil Alliance de UNESCO cujas metas consistem no bem estar de todos e a promoção da paz. 

A abertura do evento contará com a participação do Secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, do representante para a América Latina e Caribe da UNESCO MIL ALLIANCE (Cidades MIL de UNESCO) de Felipe Chibás Ortiz, e da deputada estadual e coordenadora da Frente Parlamentar de Liberdade Religiosa da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), Damaris Moura. 

A Sacerdotisa da religião de Matriz Africana e membro do Fórum, Mãe Carmem de Oxum proferirá uma breve mensagem de paz. 

Com a participação de especialistas de várias áreas, o evento está dividido em quatro módulos. 

Confira a programação completa: 

12h- “Intolerância Religiosa: desafios enfrentados por igrejas e templos” 

 Palestrantes: Monge Ryosan, Rabino Michel Schlesinger, e Sheik Ragip 

Mediação: Mãe Rita de Cássia Souza Cordeiro 

14h- “Intolerância Religiosa: a perspectiva jurídica” 

Palestrantes: Paula Regina Oliveira Moutinho, Ruth Junginger de Andrade, e Edson Camargo Brandão 

Mediação: Mãe Liliana Silva Araújo 

15h- “Intolerância Religiosa: a perspectiva educacional”   

Palestrantes: Karin Milani Zottis do Comitê UNESCO MIL Alliance América Latina e Caribe, Marta Helena de Freitas, da Universidade Católica de Brasília, e Antonio Mendes da Costa Braga, da UNESP de Marília. 

Mediação: Cônego José Bizon 

16h- “Intolerância Religiosa: a perspectiva midiática” 

Palestrantes: Ronilda Iyakemi Ribeiro da Universidade Paulista (UNIP), e Wania Torres do TOTh-Criarcom (USP), Claudiney Prieto, representante WICCA no Brasil 

Mediação: Sheik Mohamad Al Bukai 

Ao final dos trabalhos, os participantes receberão certificado de participação. 

Fonte / Acessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça