Secretaria de Saúde Diminui a Fila de espera por Cirurgia de Catarata

A correção da opacidade do cristalino (catarata) é uma das cirurgias eletivas com maior demanda no município de Tietê. Segundo consta, a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo. No país, esse contingente é formado, na maior parte, por idosos de baixa renda. Com o aumento da expectativa de vida, a procura tende a se agravar. Segundo o Secretário de Saúde – Dr. Sérgio de Toledo “À medida que a população está vivendo mais, aumenta a demanda pela cirurgia da catarata no sistema público. É um problema social”.

Há dois anos, em 2017, a espera para a realização de uma cirurgia de catarata estava em torno de 3 anos, com cerca de 1400 pessoas no aguardo do procedimento. Hoje, essa fila encontra-se praticamente zerada. Isso deve-se aos serviços da Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva que trabalha na busca de oferta de agendamentos oferecidos pelo Estado junto aos serviços de referência especializados.

A Diretoria também tem marcado presença nas reuniões, que tratam administrativamente dos serviços de referência especializados (consultas em especialidades, exames e cirurgias), junto à DRS (Diretório Regional de Saúde) de Sorocaba e a organização da rede de atenção especializada em saúde, que envolve os diversos AMES e também a rede hospitalar regional.