Semtre de Piracicaba realiza mais de 4.600 atendimentos
A Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda) atendeu 4.633 pessoas nos primeiros 20 dias de 2020. Desse número, 2.171 trabalhadores procuraram a secretaria para colocação ou recolocação no mercado de trabalho. Os atendimentos são feitos pelo Centro de Atendimento ao Trabalhador, que verifica o perfil do candidato. Se ele se encaixar nas vagas disponíveis no painel de emprego, é encaminhado para entrevista.
Também é responsabilidade da Semtre o Banco do Povo que é um Programa de Microcrédito Produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com as Prefeituras Municipais. Foram atendidas por esse serviço 78 pessoas, que buscam um financiamento para abrir ou ampliar o seu negócio.
O atendimento em busca de informações sobre o MEI (Microempreendedor Individual), criado para que os trabalhadores informais estejam dentro da legalidade, com uma carga tributária reduzida, foi procurado por 1.690 pessoas.
Já na Economia Informal, que são os trabalhadores que atuam como comerciantes de rua, 646 pessoas buscaram informações e 48 pessoas foram atrás dos cursos de qualificação. Os treinamentos, que são ministrados por empresas sediadas em Piracicaba em espaço cedido pela Semtre, atenderam 220 pessoas.
“Os serviços da Semtre atendem a todos: trabalhadores, empreendedores e também empregadores. Essa interação é muito importante para o desenvolvimento de Piracicaba em todas as suas áreas”, analisa José Luiz Ribeiro, secretário de Trabalho e Renda.
foto fonte / Prefeitura de Piracicaba