Yoga – da filosofia de vida aos benefícios físicos e mentais
O yoga tem como principal intenção a união do corpo e da mente com o todo. A palavra sânscrita significa unidade e deriva da raíz yuj, traduzida como unir ou juntar, que por si só nos indica um fundamento.
Apesar da beleza contida no ato de praticar yoga, as posturas de yoga vão muito além da beleza física e dos benefícios que trazem para o nosso corpo.
A yoga traz benefícios físicos, mentais e até mesmo espirituais. A prática de yoga é vista de uma forma muito mais profunda do que apenas um esporte, ou uma atividade espiritual. Yoga é um estilo de vida.
Para praticar, é necessário entender que o yoga não se resume somente aos asanas e pranayamas (posturas e respiração) e técnicas de meditação. A yoga vai além da prática.
Ainda que as posturas físicas sejam a expressão mais marcante da prática, a yoga vai além disso. As 8 filosofias do yoga inclui atingir o estado mais elevado da existência.
Yama – valores éticos sociais e universais e englobam não violência (ahimsa), veracidade (satya), não roubar (asteya), abstinência (brahmacharya) e não acumulação (aparigraha).
Niyama – refinamento da consciência e do autoconhecimento através de cinco valores: limpeza interna e externa (soucha), ser feliz e constante (santosha), penitência (tapas), autoestudo (svadhyaya) e rendição ao poder superior (ishvara pranidhana).
Asanas – representam a forma como o yoga é mais conhecido no ocidente. As posturas corporais permitem que o indivíduo atinja um estado de contemplação trazendo benefícios não apenas físicos, mas também para a mente e o estado de espírito.
Pranayama – coneccão do corpo e mente. Para que isso seja possível, as técnicas de respiração atuam elevando os níveis de energia vital (prana), desacelerando a atividade mental e trazendo calma e relaxamento profundo, o que ajuda o indivíduo a conectar corpo e mente.
Pratyahara – filosofia que aborda o controle dos sentidos. Nesse estágio, o praticante traz sua consciência para o seu mundo interior, ao contrário do que geralmente acontece quando os sentidos estão conectados ao mundo exterior.
Dharana – estado de concentração mental: aqui, o praticante tem sua atenção voltada totalmente para um único ponto.
Dhyana – estado de meditação no qual o praticante tem consciência sobre o ato de contemplação e sobre o objeto de meditação e consegue manter a mente focada por algum tempo nesse último.
Samadhi – estado mais profundo de meditação no qual o praticante se torna o próprio objeto de contemplação. É considerado o estado mais elevado que um praticante de yoga pode alcançar.
Benefícios do yoga
A prática de yoga – e aqui vamos destacar os pranayamas (exercícios de respiração) e os asanas (posturas físicas), que também englobam a meditação e o relaxamento -, traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Confira alguns dos principais.
Redução do estresse e da ansiedade
Trabalhar o relaxamento e a respiração, meditar e ter um momento apenas para si são benefícios do yoga que refletem, por exemplo, na redução do estresse e da ansiedade.
Melhora na flexibilidade
As posturas realizadas durante a prática de yoga permitem soltar a rigidez muscular, o que certamente contribui para melhorar a flexibilidade dos músculos, das articulações e dos tendões, aliviar as dores e prevenir lesões.
Aumento do condicionamento físico
Os exercícios posturais propostos pelo yoga trabalham os músculos das pernas, dos braços, do abdômen e de outras partes do corpo, promovem a força, a tonificação muscular e o fortalecimento ósseo, o que consequentemente reflete no condicionamento físico dos praticantes.
Controle da frequência cardíaca
As práticas de yoga, que trabalham posturas, respiração e relaxamento, ajudam a reduzir a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, preservando a saúde cardiovascular.
Melhora na qualidade do sono
Os exercícios respiratórios e as técnicas de relaxamento e meditação que fazem parte da filosofia yoga ajudam os praticantes a desacelerar, o que reflete na qualidade do sono.
A yoga tem pouco impacto nas articulações, promovem aumento de força de core, flexibilidade, equilíbrio, postura, controlo motor, consciência corporal, diminuição de stress, conexão entre corpo e mente, movimentos controlados e trabalho da concentração aliada à respiração.
Na sociedade atual, existe um aumento de sedentarismo, posturas prolongadas no tempo (sentado), mais stress, ansiedade, preocupação, frustração, emoções reprimidas e tristeza. Através do yoga, o praticante poderá minimizar muito significativamente todos estes problemas, pois passa a conseguir alcançar calma psíquica, relaxamento, recolhimento interior, lucidez mental e percepção interna.
A yoga beneficia corpo e mente e te prepara para viver melhor