CRÍTICA – Maratona Oscar – Segredos de um Escândalo

Segredos de um Escândalo (May December – EUA -2023) Direção: Todd Hynes

O longa é baseado no escândalo real envolvendo Mary Kay Letourneau, uma professora que se envolveu com um aluno de 13 anos, engravidou durante o relacionamento, foi presa e depois se casou com o jovem.

Anos após o escândalo Gracie (Julianne Moore) é uma dona de casa que compartilha com o marido Joe Yoo (Charles Melton), 22 anos mais jovem que ela, as tarefas domésticas e o cuidado com os filhos do casal.

Elizabeth Berry (Natalie Portman), é uma atriz que vai interpretar Gracie em uma cinebiografia. Desvendamos Gracie através da pesquisa e do olhar de Elizabeth.

Todd Haynes cria uma metalinguagem em metamorfose. Moore interpreta Mary Kay Letourneau, mas não exatamente, já que não se trata de uma biografia. A personagem Gracie interpreta, durante o filme todo, várias versões de si. Já Portman dá vida à sua própria personagem, que tenta descobrir a Gracie a ser interpretada por ela.

Em outras palavras, trata-se de uma atriz interpretando uma atriz que, dentro do filme, também faz um papel, por sua vez, de alguém que parece estar o tempo todo fingindo ter uma família e um relacionamento absolutamente normais.

”Segredos de um Escândalo” parece complexo e é, um dos mais complexos desta temporada, você precisa le-lo e interpretá-lo para saborear a genialidade de Haynes em sua direção. O filme guarda algo de inacessível e indecifrável.

Moore e Portman impecáveis, embora a relação das duas não seja tão explorada quanto poderia.

Moore beira a perfeição, consegue dar nuances muito sutis para sua Gracie. A atriz modula a personalidade de Gracie principalmente através da voz e do olhar.

Segredos de Um Escândalo é lindo e sedutor, se visto de longe, mas se olhar um pouco mais de perto, você verá a escuridão e a feiura que estiveram lá o tempo todo, o longa mostra o quão ficcional a realidade pode ser.

É uma história espinhosa sobre desempenho e persuasão, sobre preconceitos e predação, sobre culpas e consciência.