DESABASTECIMENTO DA VACINA ANTIRRÁBICA CANINA – ADIAMENTO CAMPANHA ANTIRRÁBICA – ANO 2019

O Ministério da Saúde e o Instituto Pasteur informaram, respectivamente, através da Nota Informativa N. º 51/2019 – CGZV/DEIDT/SVS/MS e do Ofício Circular IP DG 05/2019, que haverá o desabastecimento da vacina antirrábica canina, sendo que a entrega da próxima remessa do referido imunobiológico ao MS está prevista para ocorrer a partir do mês de novembro de 2019.

Diante desse cenário, a recomendação é aguardar a situação até novembro 2019. Portanto, a campanha antirrábica no município será adiada até termos novas orientações do Ministério da Saúde.

Informamos que o município possui 250 doses em estoque com vencimento em setembro/2019 e o CCZ – Centro de Controle de Zoonoses Municipal está disponibilizando-as aos munícipes. Especificamente, essas doses serão destinadas a animais que nunca receberam a vacina antirrábica. A vacinação é realizada no CCZ (FAIT) através de agendamento pelo telefone 3282-1480.

Recomendamos à população ainda, que procurem de maneira particular, a realização da vacinação em agropecuárias e clínicas particulares ou aguardem o reabastecimento do imunobiológico pelo Ministério da Saúde.

Sobre a doença

A raiva é uma doença neurológica que acomete todos os mamíferos, inclusive o homem. É considerada uma das zoonoses de maior importância em Saúde Pública. É uma doença letal, não tem cura. Portanto, a vacinação dos animais domésticos e de produção é primordial para controle dessa enfermidade.

O município de Tietê não tem caso de raiva em cães e gatos, registrado atualmente, entretanto, teve 5 (cinco) casos positivos de raiva neste ano, sendo 2 (dois) deles em bovinos, e 3 (três) deles em equinos. Tivemos também morcegos hematófagos capturados em abrigos, pela Equipe da Raiva, com diagnóstico positivo e, recentemente, 1 (um) caso de morcego não hematófago positivo, capturado em um domicílio localizado no Bairro São Pedro – área urbana, por isso a recomendação da vacinação sistemática dos animais de companhia e de produção.

A Equipe de Defesa Agropecuária de Controle da Raiva nos Herbívoros do Estado de São Paulo esteve em nosso município por 5 (cinco) vezes neste ano, foram capturados e tratados inúmeros morcegos hematófagos, alguns foram encaminhados para análise, sendo alguns positivos. A Equipe do CCZ municipal acompanhou a Equipe de Controle Estadual nos procedimentos, auxiliando nas orientações para os produtores rurais, vacinações, entre outros.

Considerando essa situação, temos por objetivo passar algumas orientações:

NUNCA pegue um morcego diretamente com a mão, sem proteção.

· Se observar um morcego com comportamento estranho (voando durante o dia, pendurados em locais com incidência de luz solar ou mesmo se encontrar algum caído no chão) a orientação é ligar para o Centro de Controle de Zoonoses imediatamente e impedir que pessoas e animais de estimação entrem em contato com o morcego.

· Acionar o CCZ nesses casos é imprescindível para fazer a destinação adequada desses animais doentes. Importante esclarecer também que essas espécies são essenciais ao ciclo biológico e por isso são protegidas por lei, matar esse tipo de animal é caracterizado CRIME AMBIENTAL!!!!

· Então, a maneira mais eficiente de combate à raiva é a VACINAÇÃO dos animais!!!

· Cães e gatos devem ser vacinados a partir dos três meses de idade, com reforço anual, inclusive aqueles que não têm acesso à rua, uma vez que podem ter contato com morcegos infectados mesmo dentro de casa.

· Bovinos e equinos devem ser vacinados a partir dos 03 meses fazendo uma segunda dose com 25 a 30 dias e depois, reforço anual.

· Para maiores informações o CCZ fica localizado na FAIT, horário de atendimento das 07h00 às 13h00, telefone 3282-1480.

Fonte Prefeitura do Município de Tietê