Força-tarefa fará ações em Piracicaba

O prefeito Barjas Negri reuniu ontem, 23/01, oito secretarias municipais para discutir ações na Praça José Bonifácio. Com o início da última etapa de sua reforma nos próximos dias, o prefeito quer também uma ação pontual de todas as pastas na questão das pessoas em situação de rua. Segundo o prefeito, o direito de ir e vir será respeitado, mas esses moradores também terão deveres, principalmente quando se trata de questoes de limpeza, assédio e descarte de alimentação, entre outros pontos.

Na abertura da reunião, o prefeito Barjas pediu um relato sobre o andamento da reforma, feita pelo secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten. Em seguida, os secretários José Luiz Ribeiro (Trabalho e Renda), Pedro Mello (Saúde), Rosângela Camolese (Cultura e Turismo) e o subcomandante Ronaldo Milani (Guarda Civil) falaram sobre as ações de suas pastas na Praça José Bonifácio.

A preocupação do prefeito é com a saúde pública, porque os moradores de rua não têm respeitado o espaço, tornando certos locais da praça em verdadeiros depósitos de lixo, principalmente quando descartam alimentos nos canteiros e nas calçadas. Isso contribui para a proliferação de ratos, baratas e serve para alimentar os pombos, em momento em que o número dessas aves reduziu devido ao trabalho da Sedema. “A praça é de todos”, disse o prefeito, acrescentando que “não vamos desrespeitar o direito de ir e vir das pessoas em situação de rua. Mas, todos terão que respeitar o direito da sociedade de frequentar esse local, reformado com recursos públicos, que serve de ponto de encontro das famílias, principalmente para as crianças”.

A questão da abordagem dos moradores foi apresentada pela secretária Eliete Nunes, da secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Ela explicou que as equipes têm feito trabalhos diários, sempre com a intenção de oferecer os serviços municipais a essa população, e a reinserção nas suas famílias ou numa vaga de emprego. Esse trabalho tem como pilar o Centro Pop, que já atende cerca de 80 pessoas diariamente. O Albergue Noturno, que é outro parceiro da Prefeitura, atende 35 pessoas na chamada passagem.

Entre as ações que serão implementadas nos próximos dias, a Smads começará a divulgar que a Prefeitura não permitirá que os moradores de rua deixem colchões, papelão e entulho espalhados pela praça, principalmente próximo ao antigo prédio do Banco Itaú (rua Prudente de Moraes). Todos serão alertados para que cuidem de seus pertences. A Guarda Civil, com apoio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente, fará o recolhimento desse material que estiver espalhado.

A Guarda Civil vai retomar a abordagem dos moradores de rua da praça, porque novamente estão surgindo denúncias do tráfico de drogas. A Guarda pedirá o apoio da Polícia Militar nessas abordagens, que serão mais constantes. A intenção é de pedir documentos de identificação desses moradores. A Guarda já faz patrulhamento no local, 24 horas por dia, apoiando principalmente o trabalho social da Smads junto a essa população.

A Secretaria Municipal de Saúde manterá no local o Consultório de Rua que, segundo o secretário dr. Pedro Mello, tem dado bons resultados. Os técnicos desse programa mantém atendimento médico aos moradores, com acompanhamento do quadro individual de saúde de cada um. A Saúde também oferece aos pacientes de rua os serviços de acolhimento da Smads.

Com essas ações, que serão implementadas nos próximos dias, Barjas espera que a praça torne-se um local agradável para o convívio familiar, independentemente da presença dos moradores, que passarão a respeitar esse espaço público de convivência. Uma próxima reunião de avaliação será agendada em fevereiro.

fonte foto / Prefeitura de piracicaba