CRÍTICA – Maratona Oscar – Ficção Americana/2023

Ficção Americana (American Fiction – EUA/2023 – Direção: Cord Jefferson

American Fiction é a história de Thelonious Ellison (Jeffrey Wright), vulgo Monk, um professor universitário super qualificado e um escritor de livros eruditos frustrado.

Há um desencanto de Monk com o mundo literário, e especialmente com a hipocrisia das editoras que priorizam narrativas de sofrimento negro para apaziguar a culpa das elites brancas que compram seus livros, ele está cansado de ver pessoas negras sendo reduzidas a isso resolve (meio que de brincadeira) escrever uma obra extremamente caricata, uma história que satiriza pelo exagero todos os clichês desses livros “sobre a realidade do gueto”.

O problema é que a brincadeira tem o efeito contrário, sua obra irônica, escrita com um pseudônimo é recebida sem nenhuma ironia pelo mercado, e faz um baita sucesso. Com o inesperado sucesso, ele se vê forçado a assumir uma vida dupla que complica ainda mais sua vida. 

Monk está em uma situação financeira complicada com a mãe, Agnes (Leslie Uggams) que está doente, e ao mesmo tempo que acha um absurdo seu livro fazer sucesso vê com alegria o dinheiro entrando na conta.

Jefferson demonstra talento e controle na condução da narrativa. Ele equilibra com maestria o humor e o drama, demonstrando habilidade ao fazer malabares com dois tons distintos, criando um filme envolvente e instigante. Todos esses momentos irônicos do filme caminham lado a lado com a história pessoal e dramática do escritor, que aos poucos vai sendo apresentada para o público junto com seus familiares.

O roteiro é muito sagaz, cheio de humor ácido, diálogos incríveis e comentários sociais relevantes. Ele satiriza com perspicácia a indústria cinematográfica, o politicamente correto e os estereótipos raciais.

Jeffrey Wright está excelente no papel principal, transmitindo a frustração e o sarcasmo de seu personagem com maestria. O restante do elenco também é  ótimo, com destaque para Tracee Ellis Ross, Issa Rae e Sterling K. Brown.

Ficção Americana é uma espécie de slice-of-life (dramas que buscam uma aproximação da realidade ao rejeitar mecânicas de trama artificiais) divertido, satírico e com uma história que não está ali para entregar respostas, mas sim para lançar perguntas.

Em seu primeiro trabalho, Jefferson foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e conseguiu emplacar nada menos do que cinco categorias do Oscar 2024.

American Fiction é um bom filme: irreverente, provocativo, com uma crítica direta à sociedade atual, ao politicamente correto, à indústria midiática, ao racismo e seus estereótipos.