O impacto da NFT no futuro do mercado musical
Você sabe o que é NFT?
Vem do termo non-fungible token, que significa token não fungível
Um ativo fungível é algo com unidades que podem ser trocadas imediatamente e, ainda assim, permanecerão com o mesmo valor. Trata-se de um certificado de autenticidade, não passível de reprodução.
Um NFT é uma unidade de dados parte de um blockchain, na música, essa é uma maneira que o artista encontra de criar autenticidade no ambiente de blockchain.
Aí você pergunta: O que é um blockchain?
Blockchain é uma tecnologia transparente que permite registrar de forma confiável as transações que ocorrem em moedas virtuais, e se assemelha a um grande livro contábil de teor público para que as transações sejam transparentes e acessíveis à consulta de qualquer um, mas, que não permite edição.
Blockchain é uma tecnologia que permite autenticar dados, como uma criptomoeda ou um NFT.
Um NFT seria algo como um recibo comercializável que consta em um livro-caixa público, o blockchain. Este recibo atesta que você é detentor de algo.
Registrar a música em blockchain para que ela se torne única e disponibilizá-la como NFT é tido como o futuro da vendas da arte no mundo, uma nova maneira de distribuir arte.
Para deixar um pouco mais claro: um NFT é essencialmente um registro de transação que aponta para um trabalho ou projeto e diz algo sobre como essa arte é feita, compartilhada, controlada ou contextualizada. Diz algo sobre a relação entre o detentor do NFT e seu criador, portanto ao adquirir um NFT você não estará comprando a música, ou o arquivo comprando o arquivo, estará comprando um indicador.
Os NFTs são uma das possíveis soluções para os artistas da música rentabilizarem seus trabalhos de maneira mais justa, pois apesar do grande número de ouvintes e assinantes em plataformas de streaming, os royalties pagos aos artistas ainda são muito baixos.
Permitirá, assim, a descentralização do controle de distribuição, uma música vendida em NFT pode tirar de cena todos os demais integrantes que poderiam fazer parte da cadeia tradicional de venda. Estima-se que mais de 80% da música fique com intermediários e não com os músicos e compositores.
Esse novo ganho financeiro é também uma boa maneira de artistas e compositores manterem uma relação próxima com o seu público e assim divulgarem a sua música.
As possibilidades para NFTs relacionadas à música incluem: um single ou álbum, a arte do álbum, a letra da música, conteúdo em vídeo, a associação à comunidade e mais.
O NFT na música ainda não é tão popular, ainda é um mercado em estruturação e não ganhou predominância no mercado.
O entendimento de como tudo isso funciona ainda não é tão claro, e mesmo sendo democrática no sentido de que qualquer um pode buscar vender suas músicas por meio de NFT, muitos passos precisam ser dados.
A tecnologia em si é muito interessante, e provavelmente, em breve, esse universo fará parte da realidade dos artistas da música, pois os conecta de forma mais direta ao seu público. E como uma nova fonte de renda, pode alimentar as criações musicais dos artistas e incentivar novos projetos.