SANTA CASA DE TATUÍ GANHA NOVA ALA PSIQUIÁTRICA

Na tarde desta sexta-feira (22/11), o Projeto Abrace a Santa Casa, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), em parceria com a Prefeitura de Tatuí, reinaugurou a nova ala psiquiátrica da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, entidade centenária e o único hospital que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

   Após reformas, conquistadas através do Projeto Abrace a Santa Casa, o prédio onde funcionava a pediatria da Santa Casa deu lugar a nova ala psiquiátrica, que conta com 8 leitos, para atender aos pacientes do SUS, além de 1 leito particular.

     Toda a estrutura do antigo prédio foi recuperada. Houve a reforma das paredes que estavam trincadas e de toda a parte elétrica. Foram trocadas todas as portas – com doações pelo Lions Clube de Tatuí – e retirados os vidros das janelas. O ambiente também foi decorado com uma nova pintura, poltronas e camas reformadas e seminovas.

     A obra seguiu todas as normas vigentes para uma ala psiquiátrica, conforme a Resolução – RDC nº 50, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, como por exemplo: copa para funcionários (por ser uma ala fechada) e sala de convívio para os pacientes.

   A solenidade contou com a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo; da coordenadora do Projeto Abrace a Santa Casa, Alessandra Vieira de Camargo Teles; da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Maria Ribeiro da Silva; da secretária de Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins; da interventora da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, Márcia Giriboni; do ex-prefeito e secretário parlamentar do deputado federal Samuel Moreira, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo; do presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Marcos de Abreu; dos vereadores João Éder Alves Miguel e Jairo Martins (Pepinho); do presidente do Rotary Club Tatuí Cidade Ternura, Antonio Donizeti de Jesus; da presidente do Rotary Club de Tatuí, Maria Clara Vieira de Camargo Sobral; do presidente do Lions Clube de Tatuí, Marcos Antonio de Almeida; de secretários e diretores da Prefeitura de Tatuí; além de funcionários da Santa Casa.

    A coordenadora do Projeto Abrace a Santa Casa, Alessandra Vieira de Camargo Teles, destacou a trajetória de conquistas e realizações que o hospital conquistou e agradeceu aos parceiros, voluntários, médicos, enfermeiros e funcionários, que dedicam seu tempo para ajudar a reconstruir a Santa Casa.

    O padre Márcio Mendes, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, realizou a bênção das chaves da psiquiatria e, junto aos presentes, fez uma oração.

     Em seguida, em um discurso emocionado e repleto de gratidão, a prefeita Maria José Vieira de Camargo, agradeceu a todos e destacou que a prioridade da atual administração é salvar vidas. “Esta nova ala é especial. É aqui que será acolhido aquele que, muitas vezes, não é recebido adequadamente na sociedade. É aqui onde haverá o exercício do amor cristão, diverso e solidário. Aqui haverá carinho e compaixão”. A prefeita ainda lembrou que, quando entra na Santa Casa agradece sempre a transformação que a cada dia acontece. “Mãos generosas e grandes parceiros que se juntam a nós e fazem toda a diferença! Gratidão é uma palavra que deve ser repetida sempre”.

    Melhorias na Santa Casa – Desde 2017, quando a atual gestão assumiu a Prefeitura de Tatuí, a Santa Casa de Misericórdia, que estava em grave crise administrativa, registrou muitos avanços, tais como: regularização dos salários dos funcionários – motivo de greve em dezembro/2016; reabertura do Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, em parceria com o Lions Clube; reforma de 33 quatros – 111 leitos – da Ala “Orlando Bolzan”, que atende o SUS, com parcerias e voluntariado; uma Sala de Acolhimento Familiar para pacientes da UTI, parceria com o Rotary Clube Tatuí; reforma da Pediatria – novo espaço, com lactário e brinquedoteca – 16 leitos e 10 quartos; reforma da UTI e compra de novos equipamentos; reforma do Centro Cirúrgico – de uma sala com equipamentos de 30 anos atrás, para três novas salas equipadas, investimento de R$ 600 mil na compra dos equipamentos, emenda do deputado federal Samuel Moreira.

Foto e Informações / Prefeitura de Tatuí